O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou nesta segunda-feira (20) que vai se filiar ao MDB para disputar o Governo da Paraíba nas eleições de 2026. O ato de filiação está marcado para o dia 7 de novembro. “Estou voltando para casa”, afirmou o prefeito, ao lado do senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente estadual do partido, durante um café da manhã que reuniu lideranças emedebistas em João Pessoa.
O encontro contou com a presença do deputado federal Mersinho Lucena (PP), filho do prefeito, do deputado estadual Anderson Monteiro, do superintendente do DNIT na Paraíba e ex-deputado Arnaldo Monteiro, além da vereadora campinense Pâmela Vital do Rêgo e outras lideranças da legenda.
Cícero deixou o Progressistas (PP) em setembro, após divergências com o grupo do governador João Azevêdo (PSB), que tem o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como nome preferido para a disputa estadual em 2026. O movimento consolida o rompimento político entre o prefeito e o governador e marca o retorno de Cícero ao MDB, partido pelo qual construiu parte de sua trajetória política, exercendo cargos como governador, senador e ministro da República.
Segundo o gestor, o retorno ao MDB é motivado pelo desejo de “fazer o melhor pela Paraíba e pelo seu povo”. Em declaração, Cícero afirmou que volta à legenda com o propósito de contribuir para a construção de um Estado mais justo, humano e solidário, agradecendo a confiança dos colegas e reafirmando seu compromisso com o bem comum.
O senador Veneziano Vital do Rêgo destacou que a filiação de Cícero Lucena teve o aval do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e classificou o gesto como um reforço estratégico para o partido na Paraíba. “É com grande satisfação que recebemos de volta um quadro com a história e a experiência de Cícero Lucena. Este movimento renova nossas expectativas e fortalece o projeto do MDB para o futuro da Paraíba”, afirmou Veneziano.
Nos bastidores, a filiação é vista como um passo decisivo na reconfiguração das forças políticas no estado, com o MDB buscando se consolidar como uma alternativa competitiva na disputa pelo Governo da Paraíba em 2026.