x
Policial

Caso Conde: Justiça libera cinco PMs, mas mantém medidas cautelares

Caso Conde: Justiça libera cinco PMs, mas mantém medidas cautelares

  • Publicado em10 setembro 2025

A Justiça da Paraíba determinou a soltura dos cinco policiais militares presos pela suspeita de envolvimento na morte de cinco jovens na cidade do Conde, no Litoral Sul, em fevereiro deste ano. Eles estavam detidos desde o dia 19 de agosto e agora irão responder em liberdade, mas sob medidas cautelares como uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, afastamento do serviço operacional, comparecimento mensal em juízo e proibição de contato com familiares das vítimas, testemunhas e demais investigados. Também não poderão deixar a comarca de residência por mais de dez dias sem autorização judicial.

Foram liberados o soldado Mikhaelson Shankley Ferreira Maciel, o cabo Edvaldo Monteval Alves Marques e os sargentos Wellyson Luiz de Paula, Marcos Alberto de Sá Monteiro e Kobosque Imperiano Pontes. A decisão foi assinada pela juíza Lessandra Nara Torres Silva, que atendeu a um pedido do Ministério Público da Paraíba para que os militares respondessem em liberdade.

Um sexto investigado, o tenente Álex William de Lira Oliveira, continua foragido. Como ele estaria nos Estados Unidos e não colaborou com as investigações, a Justiça converteu sua prisão temporária em preventiva.

As mortes que originaram o processo aconteceram na noite de 15 de fevereiro, na Ponte dos Arcos, entre Conde e João Pessoa. Segundo a Polícia Militar, o confronto começou quando os policiais foram recebidos a tiros por ocupantes de um carro preto, supostamente ligados a uma facção criminosa. Os cinco jovens baleados foram socorridos e levados ao Hospital de Trauma de João Pessoa, mas já chegaram sem vida à unidade de saúde.