Professores terão Carteira Nacional a partir de outubro, anuncia MEC

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O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (1º) que a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) começará a ser entregue em outubro, mês em que se comemora o Dia do Professor.
O documento foi autorizado pelo Projeto de Lei 41/2025, aprovado em regime de urgência pela Câmara dos Deputados no último dia 19 e que agora aguarda sanção presidencial.
Emitida pelo Ministério da Educação (MEC), a carteira terá validade em todo o país e concederá aos professores benefícios como descontos em eventos culturais — cinema, teatro e shows — além do acesso a um cartão de crédito sem anuidade, vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil.
A CNDB será exclusiva para docentes da rede pública e privada, em todas as esferas (federal, estadual e municipal). Para solicitar, o professor deve preencher cadastro no site do Programa Mais Professores para o Brasil, utilizando a conta Gov.br.
Como será o documento
A carteira conterá informações pessoais e profissionais, entre elas:
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Nome, filiação, local e data de nascimento;
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Instituição de ensino e ente federativo;
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Data de expedição e validade;
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Foto 3×4;
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Número do CPF;
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Assinatura do dirigente do órgão expedidor;
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QR Code de validação.
Os dados para emissão serão repassados por estados, municípios e Distrito Federal, permitindo a manutenção e atualização da base nacional de docentes.
Segundo o MEC, o objetivo da CNDB é garantir reconhecimento formal da categoria e ampliar o acesso a direitos e benefícios profissionais.