Quatro Patas: Governo do Estado realiza ação conjunta de combate aos maus tratos contra animais

O Governo do Estado, através das Forças de Segurança do Estado, realizou a terceira fase da Operação Quatro Patas, nesta quinta-feira (27) em Campina Grande, com o apoio da Gerência Regional de Causa Animal e do Centro de Zoonoses do município. O bairro das Malvinas responde por 40% do total das denúncias relacionadas a situações de maus tratos contra animais em toda a cidade.

A ação foi desencadeada com o objetivo de verificar locais com reincidência de chamados sobre maus tratos contra animais domésticos, bem como a verificação de denúncias recentes.

Durante a operação, foram verificados oito alvos, dos quais dois foram autuados em flagrante delito por crime de maus tratos contra animais domésticos (Art. 32, parágrafo 1-A da Lei 9.605/98) e quatro receberam orientações para ajustes de condutas relativas ao animal doméstico tutelado e serão acompanhados sobre os ajustes necessários nos próximos dias. Em dois casos, as denúncias não tinham procedência e os animais não foram localizados.

Os presos na operação foram ouvidos, submetidos a exames de corpo de delito e seguirão para apresentação em audiência de custódia. A pena para este tipo de delito varia de dois a cinco anos de prisão, multa e proibição da guarda. Além da autuação criminal por parte da Polícia Civil, também foi realizada a autuação administrativa, realizada pelos policiais militares da Polícia Ambiental.

No total foram resgatados sete animais em situação de maus tratos, sendo eles, duas cadelas da raça pitbull, quatro filhotes da mesma raça e um cão de raça indefinida. Uma das cadelas resgatadas em situação de maus tratos deu à luz a dois filhotes no Centro de Zoonoses de Campina Grande e estão recebendo os cuidados médicos veterinários necessários, assim como todos os animais resgatados.

A diretora do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), tenente-coronel Jousilene Sales, avaliou a ação de forma positiva. “Participamos de uma operação exitosa com a presença de todos os integrantes das Forças de Segurança e reformamos nosso compromisso de seguir no enfrentamento aos crimes ambientais ocorridos em Campina Grande”.

Participaram da operação Quatro Patas, a titular da Delegacia Especializada nos Crimes Contra o Meio Ambiente de Campina Grande, delegada Ellen Maria, a representante da Gerência Operacional da Causa Animal em Campina Grande, Ana Paula Rodrigues e a vereadora Waléria Assunção e representantes de órgãos e causa animal. A equipe do Centro de Zoonoses deram suporte mediante a necessidade de resgate dos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *